6ª Gincana Cultural – Terra Brasilis, Salve Nossa Cultura – Xexéu – PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE GINCANA CULTURAL ENTRE AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE DE ENSINO
Nos dias 20 e 21 de agosto de 2019 a Secretaria Municipal de Educação de Xexéu-PE promoveu a 6ª Gincana Cultural, este ano com o tema: Terra Brasilis, Salve Nossa Cultura.
Os jurados (Marcondes Calazans – Professor de História; Jaqueline Oliveira – Gestora FAMASUL; Daniella Cavalcante – Coordenadora Regional GRE Mata Sul; Rafaela Gomes – Pedagoga; George Santos – Professor de História; Socorro Duran – Poetisa da Academia de Letras Palmares-PE; Danilo Santos – Gerente GRE Mata Sul; Bruna Queiroz – Usina de Arte; Iara Silva – Gestora Pedagógica Maraial-PE; Emanuela Barbosa – Professora de História; Márcio – Influenciador Cultural e Digital) puderam acompanhar o show que as Escolas Municipais Antônio Joaquim de Gouveia, Arthur Barbosa de Queiroz, Dr. José Hamilton Lins, João Bezerra Filho, Maria das Mercês, Maria dos Anjos, Terezinha Barbosa da Silva, Manoel Juvino e Campesinas apresentaram.
Juntamente com a população xexeuense puderam visitar pontos turísticos brasileiros através de estandes, assim como acompanhar performances de estudantes ao dublarem astros da música como Ney Matogrosso, Sidney Magal, Ivete Sangalo, Carmem Miranda, Alceu Valença, Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Calipso.
Algumas apresentações emocionaram ao público ao trazerem em suas tarefas shows características peculiares ao processo de formação social, cultural, histórico e geográfico brasileiro. Ao mesmo tempo em que, outras apresentações contagiaram a todos através de ritmos como Brega Funk, Xaxado, Coco de Roda, Street Dance, Paso-doble, Country.
Algumas provas em seu caráter mais pedagógico, trataram especificidades da Língua Portuguesa e da Geografia como foi o caso do Poema Recitado e do Mapa dos Estados, Capitais e Bandeiras.
Em seu colóquio o Gestor Municipal Eudo Magalhães destacou que “a Gincana Cultural em sua sexta edição demonstra a qualidade da educação ofertada, não somente com obras como construção de escolas, quadras, oferta de materiais didáticos, merenda escolar de qualidade, formações continuadas, valorização dos profissionais, do mesmo modo com momentos culturais que dificilmente se encontra em outras cidades da região”. Ao complementar, o Secretário de Educação Antonino Matias afirmou que “a gincana graças ao trabalho desenvolvido por todos profissionais com adesão dos pais, estudantes e comunidade escolar garante ao estudante o conhecimento sobre a própria identidade cultural, juntamente a possibilidade de familiarizar-se com as manifestações e valores de outras regiões do país”.
GALERIA DE FOTOS: