Covid-19: Ministério da Saúde abre edital para compra de seringas e agulhas
O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (16/12), no Diário Oficial da União (DOU), um aviso de licitação para aquisição de seringas e agulhas descartáveis. O edital prevê a compra de quatro modelos diferentes de agulha, em quantidades que variam de 31 milhões a 180 milhões de unidades.
Segundo o aviso, as propostas devem ser abertas no dia 29 deste mês e os itens serão entregues em Guarulhos (SP).
O plano de imunização do governo federal enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) no sábado (12/12) fala sobre a compra de 300 milhões de seringas e agulhas, sem especificações. O custo é de R$ 62 milhões.
Existe risco de desabastecimento às vésperas da vacinação contra a Covid-19. A indústria nacional já afirmou que tem dificuldades para fabricar os produtos em tempo hábil frente à necessidade urgente de imunização e dos atrasos governamentais.
Seringas da China
Há quase seis meses, o gabinete de Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, ignora um pedido para que se manifeste sobre o interesse público na importação de seringas descartáveis da China, segundo informações da Folha de S.Paulo.
O Ministério da Economia enviou um ofício para Élcio Franco, secretário executivo da pasta de Pazuello. Até a noite de terça-feira (15/12), entretanto, permanecia sem resposta.
Até o momento, não se sabe quando o governo Jair Bolsonaro (sem partido) vai dar início a um plano de imunização, pois o Brasil vive um impasse em relação a vacinas de Covid-19.