Governo vai restringir concursos públicos
O Ministério da Economia deve alterar ainda neste mês o Decreto 6.944, que trata de normas de concursos públicos. A intenção do órgão é endurecer as regras para evitar contratações desnecessárias que onerem os cofres do governo. Com as mudanças, antes de pedir novos concursos, os órgãos deverão cumprir uma lista de exigências.
Dentre as alterações previstas pelo ministério chefiado por Paulo Guedes está a digitalização de 100% dos serviços que podem ser oferecidos pela internet. Além disso, o Ministério da Economia quer a conversão de todos os processos administrativos que ainda estão em papel para o formato eletrônico. Outra medida é que os órgãos façam uma descrição do trabalho de cada cargo e, assim, evitem vagas genéricas.
O Governo Federal estipulou uma meta e espera que nos próximos dois anos mais de mil serviços que hoje têm atendimento presencial ou em papel, como benefícios do INSS e matrículas de universidades, sejam digitalizados. As mudanças integram um pacote de medidas de reforma do Estado.